Integração com o Bling

Última atualização - 17/10/2023

Índices

1. Introdução
2. Como utilizar o Bling com sua loja virtual
3. Configurações do Interago (produtos, estoque e pedidos)
4. Categoria e Depósito do Interago no Bling
5. Sincronização de produtos com o Bling na aba Enviar Produtos
6. Dinâmica para produtos simples
7. Dinâmica para produtos com variação
8. Envio de pedidos
9. Atualização de estoque no Bling


1. Introdução



A integração com o Bling permite a troca de informações entre ele e o Interago. Conforme os assuntos do índice, é necessário ter uma conta no Bling e habilitar a integração via API (assunto 1) e autorizar o Interago para acessar sua conta (assunto 2).

A integração compreende a sincronização de produtos e estoque (assuntos 3, 4 e 5), além do envio do Interago para o Bling assim que um pedido é realizado em sua loja virtual (assunto 8).

Para clientes que utilizam o Bling para sua loja física ou venda em marketplaces, também é possível configurar a atualização de estoque. Assim, se um produto é vendido por exemplo no Mercado Livre, o Bling atualiza o estoque do Interago para ver se o produto ficará indisponível ou não em sua loja (assunto 9). O contrário também é possível, onde o Interago avisa o Bling sempre que uma venda é realizada (assunto 8).

A integração ainda se encontra na versão beta de testes e o aplicativo do Interago em homologação no Bling. Caso aconteça algum problema, estamos disponíveis via suporte@ecowebdesign.com.br para ajudá-lo.


2. Como utilizar o Bling com sua loja virtual


É necessário ter a loja virtual no Interago (www.interago.com.br) e também ter uma conta no Bling (www.bling.com.br). Assim que a conta está criada, é necessário configurar a API, onde os passos são:


- Engrenagem > Configurações de integração;
- Integração de WMS API Bling;
- Deixe o campo Código da loja API Bling em branco, preencha o nome do canal de vendas com o nome desejado, por exemplo: Integração do Bling com o Interago;
- No menu em Callbacks, coloque Tipo de retorno no callback = JSON e habilite "Callback de estoque". No campo de URL que aparecerá coloque sua com id de seu website, por exemplo: https://www.interago.com.br/App/Extensions/12/api/stockCallback.php?websiteId=ID, conforme o assunto 3 de seu artigo).


Após estes passos, tudo está ok no Bling, agora vamos para o Interago.


3. Configurações no Interago (produtos, estoque e pedidos).

Para seu website se comunicar com sua conta Bling, o primeiro passo é certificar que a Extensão Bling está instalada corretamente em seu website, em: Menu > Extensões > Bling - Integração de Produtos, Clientes, Pedidos e Estoque. Caso não esteja adicionada, clique em "Adicionar" e instale em seu website.

A extensão possui duas opções, "Configurações" e "Enviar Produtos".



Em "Configurações", aperte em "Gerar nova autorização". Abrirá uma tela para autorizar o Interago conversar com sua conta Bling, aceite. Caso você não esteja logado no momento, abrirá a tela do Bling para logar. Não se preocupe com a mensagem de alerta, ela significa apenas que o Interago ainda está na versão beta com sua comunicação com o Bling.

Ainda sobre as Configurações, é possível configurar o que será comunicado entre o Interago e o Bling, onde as opções são:

"Além dos produtos, enviar também o estoque para o Bling" : Sempre que um produto for atualizado, o estoque também será enviado para o Bling.

"Enviar pedidos automaticamente" : Sempre que um pedido for realizado em sua loja virtual, ele será enviado para o Bling. Sem esta opção o pedido não é enviado para o Bling de nenhuma outra forma.

"Receber atualizações de estoque do Bling" : Sempre que um ou mais produtos tenham o estoque alterado no Bling, o valor total de estoque é enviado para o Interago e o produto atualizado.

"Resetar produtos" : Caso sejam feitas mudanças muito drásticas na loja virtual, esta opção permite apagar todas as relações de produtos do Interago com o Bling, para recomeçar o envio de produtos.

Além das configurações, temos também o "Enviar produtos", esta sessão é destinada a sincronizar o catálogo do Interago com o Bling. Basta selecionar os produtos e enviá-los. Os produtos são enviados para o Bling e o código do Bling é armazenado no Interago para todos os produtos. É importante considerar antes de enviar:

1. O Bling não aceita SKU's com mais de 60 caracteres: Caso você use títulos longos e SKU automático no Interago, eles podem ficar cortados no Bling.
2. Não é possível, até o momento, enviar produtos com mais de 10 variações para o Bling, pois a performance da comunicação é muito baixa.
3. Se possível, envie os produtos de 10 em 10 para garantir que tudo está funcionando bem.

Para os produtos sincronizados, o Interago irá controlar se ele está atualizado ou não com o Bling de 3 formas diferentes:

1. Sempre que um produto for editado;
2. Sempre que o estoque de um produto for alterado;
3. Sempre que as medidas dos produtos forem alteradas;

Qualquer uma das 3 ações mudarão o status do Produto como "Desatualizado" e será possível enviar ele novamente para o Bling. Para clientes que realizam muitas alterações, será necessário atualizar o cache da loja e também o Bling todas as vezes.

4. Categoria e Depósito do Interago no Bling

Para que o Interago envie os produtos e estoque, é necessário ter uma pasta (categoria) e um depósito no Bling. Para controle, o Interago criarará uma categoria chamada "Interago" no Bling, assim como um depósito também chamado "Interago". Tanto a categoria como o depósito são criados automaticamente assim que a aba "Enviar Produtos" é acessada a primeira vez.

Você pode ver a categoria do Interago no Bling em: Configurações > Todas as configurações > Categorias de Produtos > Interago.

Também é possível ver o depósito pelo caminho: Configurações > Todas as configurações > Suprimentos > Depósitos de estoque > Interago.

Desta forma, os registros do Interago ficarão organizados para não conflitar com demais registros.


5. Sincronização de produtos com o Bling na aba Enviar Produtos


Complementando o assunto 3, é importante saber sobre a sincronização:

- Sempre é encessário que carregue a pasta do Interago e o depósito com seus respectivos códigos. Além da lista de produtos. Caso algum destes itens não carregue, recarregue a página.
- O Interago coleta o código do produto no Bling e conecta a seu respectivo código no Interago. Para ver o código dos produtos no Bling para checar se estão funcionando corretamente é necessário exportar as tabelas de produtos no Bling.
- Quando um produto é deletado no Interago, ele não é deletado no Bling, é necessário deletá-lo manualmente.
- Não é possível enviar os produtos do Bling para o Interago (caminho reverso).
- Os produtos com variação são cadastrados no Bling como um produto pai e vários filhos (todas as variações). Então um produto com 6 variações, por exemplo, serão 1 pai e 6 produtos no Bling.
- O Interago cadastrará produtos com variação com o nome + código da variação escolhida.
- Frisamos que o Bling aceita SKUS de no máximo 60 caracteres





6. Dinâmica para produtos simples




7. Dinâmica para produtos com variações





8. Envio de pedidos

Os pedidos são enviados automaticamente caso a configurações esteja habilitada (assunto 3). O momento de envio do pedido é na tela de confirmação do pedido, após o checkout. Lojas com Bling integrado podem ter um delay de ˜3 segundos na exibição dos detalhes do pedido pois a comunicação com o Bling é confirmada neste momento.



Caso aconteça algum erro no pedido e ele não seja enviado para o Bling, o lojista receberá um e-mail com o aviso e a mensagem de erro do Bling. O pedido precisará ser adicionado manualmente, nesta situação.

Não há problema se no pedido tenham produtos não integrados com o Bling, entretanto, o Bling deixará o pedido marcado com alerta para correções.

Quanto a formatação do pedido, é preciso entender:

- A unidade dos produtos para o pedido (e possíveis notas) é U de unidade;
- o SKU é enviado no pedido (se o SKU tiver mais de 60 caracteres, ficará cortado);
- Se o comprador deixar o CPF, o pedido irá como pessoa física, se o comprador usou um CNPJ será enviado como pessoa jurídica e os campos de empresa preenchidos;
- O pedido terá em sua observação o código do Interago para associação;
- Para cada produto, o formato é "simples", 1 volume, 1 item por caixa, sem marca, dimensões e peso do Interago e produto novo;

9. Atualizações de estoque no Bling

No Bling há uma gestão completa de suprimentos, enquanto no Interago temos um valor absoluto para controlar se o produto está disponível ou não. Sempre que houver lançamentos de estoque e a opção "Atualizar estoque" em configurações estiver ativa no Interago este valor absoluto será enviado para o Interago, independente do lançamento ser no depósito do Interago ou não.

Por exemplo, se o Interago enviar 50 itens de estoque para o depósito do Interago e for inserido 50 itens para outro depósito. O Interago será atualizado com 100 unidades disponíves (somatória dos estoques). Caso isso seja um problema, é melhor desativar a atualização automática, uma vez que no Interago o importante é ter o controle de vender apenas itens disponíveis.